Franco Cesana

Franco Cesana

Data de Nascimento: 20 de setembro de 1931

Bolonha, Itália

Franco nasceu no seio de uma família judia que morava na cidade de Bolonha, no norte da Itália. Apesar do líder fascista, Benito Mussolini, haver assumido o poder na Itália em 1922, os judeus de Bolonha continuaram a viver em segurança. Como muitos outros judeus italianos, a família de Franco era integrada à sociedade nacional. Franco frequentava a escola pública de ensino fundamental.

1933-39: Quando ele tinha 7 anos, Mussolini promulgou leis "raciais" contra os judeus, e Franco foi expulso da escola por ser israelita. Ele foi para uma escola judaica, organizada às pressas, em salas temporárias de uma das sinagogas de Bolonha. Franco não conseguia entender porque tinha que abandonar seus amigos apenas por ser judeu. Seu pai faleceu em 1939, e ele, sua mãe e seu irmão mais velho, Lelio, mudaram-se para Turin, onde Franco começou a frequentar uma escola religiosa.

1940-44: Mussolini foi deposto em julho de 1943. Dois meses depois, as forças alemãs ocuparam a Itália e assumiram o controle do norte daquele país, onde a família de Franco e a maioria dos judeus italianos viviam. Os italianos haviam protegido os judeus, mas agora a Alemanha controlava a Itália. A família Cesana buscou refúgio nas montanhas e, para despistar os alemães, eles tinham que se mudar constantemente. Seu irmão Lelio uniu-se ao grupo de partisans "Justiça e Liberdade". Apesar de ter apenas 12 anos, Franco também ingressou no grupo, orgulhoso por ver tantos judeus lutando na resistência italiana.

Os alemães atiraram em Franco enquanto ele realizava uma missão de patrulha nas montanhas. Seu corpo foi entregue à sua mãe no dia do seu 13º aniversário. Ele foi o partisan mais jovem da Itália.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.