Frimit Bursztyn

Frimit Bursztyn

Data de Nascimento: 15 de abril de 1918

Varsóvia, Polônia

Frimit e seus sete irmãos eram filhos de pais judeus religiosos, que utilizavam o iídiche [idioma comum aos judeus do leste da Europa, uma mistura de alemão antigo com o hebráico] em sua vida diária. Os Bursztyn viviam no centro do bairro judeu de Varsóvia, na rua Zamenhofa, onde seu pai tinha uma padaria na qual ele trabalhava. Em 1920, os Bursztyn mudaram-se para um confortável apartamento de dois quartos naquele mesmo bairro, na Rua Mila nº 47. Frimit estudou em escolas públicas em Varsóvia.

1933-39: Em 1939, seis de meus irmãos e irmãs já haviam saído de casa. Apenas meu irmão mais novo e eu ainda vivíamos com meus pais, e gostávamos da quantidade de atenção que recebíamos deles. Eu havia concluído meus estudos e tinha muitos amigos. Meu pai havia se desfeito de sua padaria e estava trabalhando na famosa padaria Kagan, em Varsóvia. Nós não estávamos preparados para a invasão alemã em setembro de 1939. Nossa cidade foi rendida no dia 28 de setembro.

1940-44: Nosso apartamento ficava no centro do gueto de Varsóvia, o qual foi murado pelos alemães em novembro de 1940. Fui deportada no dia 1º de maio de 1943 para o campo de concentração de Majdanek. Lá, a fumaça que subia das chaminés onde os judeus eram queimados cobria o céu e pairava sobre os prisioneiros. Meus dedos iam se quebrando e ficando desfigurados à medida que, dia após dia, eu e mais cinco mulheres empurrávamos um pesado vagão cheio de estrume pelos terrenos que cercavam o campo. Se trabalhássemos devagar, éramos açoitadas com chicotes. Nós éramos obrigadas a fertilizar aqueles solos utilizando apenas nossas próprias mãos.

Nos dois anos seguintes, Frimit foi deportada para sete outros campos nazistas. Ela foi libertada do campo de trabalho [escravo] de Turkheim em 27 de abril de 1945. Em 1949, emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.