Hans Rudelsheim

Hans Rudelsheim

Data de Nascimento: 1922

Kampen, Holanda

Hans nasceu no seio de uma família judia, na pequena cidade holandesa de Kampen. Seu pai era alfaiate e com ele Hans aprendeu aquele ofício.

1933-39: Hans era um alfaiate habilidoso, além de magnífico pianista. Curioso sobre todos os temas, Hans gostava muito de ler e manter-se atualizado sobre os últimos eventos.

1940-43: Em janeiro de 1942, quando os judeus das províncias holandesas receberam a ordem nazista para se mudarem para Amsterdã, os Rudelsheims assim o fizeram. No início de 1943, vivendo escondido por uma família cristã próximo a Leiden, Hans saiu furtivamente para encontrar-se com sua amiga Ina. Inesperadamente, um alemão bateu à porta da casa de Ina. Hans escondeu-se atrás de algumas roupas no armário do banheiro. O alemão vasculhou toda a casa e ao entrar no banheiro, Ina abriu o armário, falando com toda tranquilidade possível: "... e aqui é o armário". Convencido de não haver mais ninguém na casa, o alemão foi embora.

Em março de 1943, Hans foi traído. Ele foi deportado para um campo de concentração onde veio a morrer.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.