Isaac Sandler

Isaac Sandler

Data de Nascimento: 1894

Vachnovka, Ucrânia

Isaac foi um de seis filhos nascidos no seio de uma família judia no vilarejo ucraniano de Vachnovka, na antiga União Soviética. Em meados da década de 1920, Isaac se casou e mudou-se para Kiev, capital da Ucrânia.

1933-39: Em Kiev, Isaac trabalhava como pintor de paredes. Por haver se casado com uma cristã, foi abandonado por alguns de seus familiares, para quem aquela união violava as leis religiosas judaicas. Isaac passou a ser considerado a "ovelha negra" da família.

1940-41: Quando a Alemanha invadiu a União Soviética, em junho de 1941, Isaac foi convocado pelo Exército Vermelho para servir em uma unidade de engenharia que estava reforçando as defesas de Kiev. Com o avanço alemão sobre Kiev naquele mês de setembro, sua brigada foi capturada. O comandante alemão colocou todos os prisioneiros em uma fila e ordenou que todos os que fossem judeus ou quem exercesse função política dessem três passos à frente. Isaac assim o fez.

O comandante alemão ordenou então aos demais prisioneiros para que "dessem um fim neles". Um dos soviéticos removeu as perneiras de Isaac e o estrangulou pelas costas.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.