Israel Milkow

Israel Milkow

Data de Nascimento: 15 de fevereiro de 1937

Slonim, Polônia

Israel nasceu no seio de uma família judia religiosa que vivia na cidade de Slonim. Seus pais, que falavam o ídiche [OBS: língua dos judeus do leste da Europa], o chamavam Yisroel. O pai de Israel, Lazar Milkow, era padeiro e sustentava a família com uma renda ínfima.

1937-39: Os avós de Israel e muitos dos familiares de sua mãe viviam em um vilarejo vizinho, chamado Kaslovchina. Sempre durante o verão, um dos filhos dos Milkows era convidado a ficar em Kaslovchina com seu tio Herschel, que trabalhava como fazendeiro e negociante de cavalos. Em setembro de 1939, Slonim tornou-se parte da União Soviética. Apesar da mudança de governo, a vida cotidiana dos Milkows prosseguiu normalmente.

1940-44: Naquele verão de 1941, quando o pequeno Israel, então com quatro anos de idade, estava passando alguns dias com o tio Herschel em Kaslovchina, os alemães atacaram a União Soviética. Era muito perigoso conduzir Israel de volta a Slonim, por isso Herschel o levou consigo quando atravessou a União Soviética com sua família até a segurança da cidade de Samarkand, no Uzbequistão. Lá, eles viveram em uma cabana sem água corrente. Uma epidemia de malária e tifo se espalhou naquele período e, no decorrer daquele ano, o tio Herschel e sua esposa morreram e Israel foi colocado em um orfanato.

Após a Guerra, Israel retornou à Polônia e, depois de muito viajar foi para em Roma. Ele foi encontrado por parentes norte-americanos em 1949, e emigrou para os Estados Unidos em 1950.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.