Johann (Hansi) Stojka

Johann (Hansi) Stojka

Data de Nascimento: 1929

Áustria

Hansi, como era chamado pela família e pelos amigos, era o terceiro dos seis filhos de um casal de ciganos de religião católica apostólica romana. A família Stojka viajava em sua carroça junto a uma caravana que passava os invernos em Viena, capital da Áustria, e os verões na área rural austríaca. Os Stojkas eram parte de uma tribo cigana denominada Lowara Roma, a qual vivia do comércio itinerante de cavalos.

1933-39: Eu cresci acostumado com liberdade, viagem e trabalho duro. No inverno, em março de 1938, quando a Alemanha anexou a Áustria, eu tinha apenas 9 anos, e nossa carroça estava estacionada em um acampamento em Viena, . Os alemães nos ordenaram permanecer ali. Meus pais tiveram que converter nossa carroça em uma casa de madeira, e meu pai e minha irmã mais velha começaram a trabalhar em uma fábrica. Comecei a frequentar a escola, e nossa família teve de se adaptar a viver no mesmo local ao longo de todo o ano.

1940-44: Em 1943, minha família já tinha sido deportada para um campo nazista destinado aos ciganos, em Birkenau. Um dia, minha mãe me levou à enfermaria porque eu estava com uma infecção sanguínea. Ela estava apavorada, pois tinha ouvido falar que os presos saiam de lá "pelas chaminés" [i.e. queimados]. Mas, no dia seguinte, eu voltei e contei a ela um sonho que tive: "Uma linda mulher de branco me cercou com carinho e me curou”. Minha mãe olhou para o céu, depois para o crematório, de cujas chaminés saia fumaça, e rezou para agradecer. A enfermaria era um lugar de morte, não de cura.

Posteriormente, Hansi foi deportado para efetuar trabalhos escravos nos campos de concentração de Buchenwald e Flossenbürg. Ele foi libertado perto de Roetz, no dia 24 de abril de 1945. Após o final da Guerra, ele retornou a Viena.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.