Johann Stossier

Johann Stossier

Data de Nascimento: 29 de maio de 1909

Techelsberg, Áustria

Johann nasceu no seio de uma família católica, na região da Áustria conhecida como Carinthia, onde foi criado na fazenda da família. Johann gostava de atuar e fazia parte de um grupo teatral nas proximidades de Sankt Martin, onde também havia uma congregação de Testemunhas de Jeová. No final dos anos 1920, ele converteu-se àquela religião e passou a pregar ativamente sua fé no município onde estava quela cidade.

1933-39: Mesmo após o governo austríaco haver banido as atividades religiosas das Testemunhas em 1936, Johann manteve suas atividades missionárias. A situação dos membros daquele grupo religioso piorou após a Alemanha anexar a Áustria, em março de 1938. Como as demais Testemunhas, Johann recusava-se a efetuar a saudação hitleriana, a fazer juramento de lealdade a Hitler ou a alistar-se no exército.

1940-44: Em abril de 1940, Johann foi detido pela Gestapo e colocado na prisão de Klagenfurt. Posteriormente, os nazistas o deportaram para o campo de concentração de Neuengamme e, em seguida, para o de Sachsenhausen. Neste último campo, os alemães tentaram obrigar Johann a repudiar sua fé, mas ele se recusou. Apesar de proibido, ele havia escondido uma pequena Bíblia, e a leitura das Escrituras fortaleceram ainda mais sua crença de que o poder de Deus era mais forte do que o poder do regime nazista.

Johann foi executado em 7 de maio de 1944, em Sachsenhausen. Ele tinha 34 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.