Joseph Gani

Joseph Gani

Data de Nascimento: 1926

Preveza, Grécia

Joseph e sua família viviam em Preveza, uma cidade com uma população judaica de 300 pessoas, localizada no litoral do mar Jônico. O pai de Joseph possuía uma pequena loja de tecidos. Os Ganis descendiam dos "romaniotas", isto é, judeus que já viviam na Grécia e nos Balcãs por mais de um milênio.

1933-39: Joseph frequentava a escola pública grega em Preveza. Ele também recebeu educação religiosa. Na própria escola pública, por várias horas semanais, o rabino local dava aulas sobre temas religiosos aos alunos judeus. Joseph adorava esportes, principalmente futebol e beisebol.

1940-44: A Alemanha invadiu a Grécia em 1941, e ocupou a região onde Preveza se localizava no outono de 1943. Os judeus de Preveza foram deportados para Auschwitz, na Polônia, em março de 1944. Lá, Joseph foi designado para trabalhar em Birkenau, como membro do Sonderkommando, uma unidade de trabalho cuja tarefa era a de transportar os cadáveres dos judeus mortos nas câmaras de gás até o crematório. No dia 7 de outubro de 1944, os trabalhadores do Sonderkommando do crematório IV se revoltaram, conseguiram desarmar os guardas das SS e explodiram aquele edifício. Não demorou muito para que outros trabalhadores dos demais Sonderkommandos, incluindo Joseph, aderissem à revolta.

Joseph foi morto em Birkenau em outubro de 1944. Ele tinha apenas 18 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.