Judith Beker

Judith Beker

Data de Nascimento: 7 de fevereiro de 1929

Jonava, Lituânia

Judith era uma das três crianças nascidas da união de um casal de judeus. A família falava ídiche [OBS: língua dos judeus do leste da Europa], e vivia em uma fazenda próxima à cidade lituana de Jonava. A mãe de Judith era muito instruída em educação judaica e ensinava suas filhas em casa. Seu filho, Abe, frequentava a escola religiosa judaica em Jonava. O pai de Judith trabalhava na indústria madeireira.

1933-39: No outono de 1938, seis meses após a morte de meu pai, minha mãe e eu nos mudamos para Kovno, capital da Lituânia. Eu tinha 9 anos de idade. Naquela época, Kovno abrigava uma grande comunidade judaica, aproximadamente um terço da população total [do país]. Minha mãe trabalhava como costureira e nos mudamos para Kovno para ela tentar encontrar trabalho, e também para ficarmos mais perto do meu irmão e irmã mais velhos que já estavam trabalhando naquela cidade.

1940-45: A União Soviética ocupou a Lituânia em 1940; e no ano seguinte a Alemanha a tomou dos soviéticos [e estabeleceu o gueto de Kovno]. Em 1943, quando eu tinha 14 anos de idade, minha família foi deportada para o campo de concentração de Stutthof. Na chegada, tivemos que permanecer em posição de sentido, enquanto uma guarda corpulenta caminhava por entre nós com um chicote nas mãos dizendo: "Ninguém sai daqui vivo. Vocês estão todas perdidas". Em seguida, fomos levadas para sermos examinadas. Uma mulher à minha frente na fila teve alguns dentes arrancados e o sangue jorrou de sua boca. Ao chegar a minha vez, uma guarda enfiou suas mãos no meio das minhas pernas à procura de objetos de valor que poderiam estar escondidos naquele local.

No inverno de 1944, Judith e sua irmã conseguiram fugir durante uma marcha forçada que saiu de Stutthof . Mais tarde, fazendo-se passar por cristãs, fugiram para a Dinamarca onde foram libertas no ano de 1945.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.