Karl Lange

Karl Lange

Data de Nascimento: 28 de outubro de 1915

Hamburgo, Alemanha

Karl nasceu na cidade portuária de Hamburgo, no norte da Alemanha. Seu pai era estadunidense e sua mãe alemã. Logo após o nascimento de Karl, seu pai retornou aos Estados Unidos e, um pouco mais tarde, seus pais se divorciaram. Karl deixou a escola quando tinha 14 anos e foi trabalhar como aprendiz em uma loja.

1933-39: Em 1935, um informante contou à polícia sobre os meus encontros secretos com um jovem de 15 anos de idade, e fui preso de acordo com o parágrafo 175 do código penal, o qual definia a homossexualidade como um ato "antinatural". Embora esta lei já existisse há alguns anos, os nazistas ampliaram sua abrangência e a usaram como base para fazer prisões em massa de homossexuais. Fui libertado depois de quinze meses, mas fui novamente capturado e preso em 1937.

1940-44: Em 1943, Hamburgo foi alvo de um pesado bombardeio efetuado pelas Forças Aliadas, mas a prisão Fuhlsbuettel, onde eu fiquei durante seis anos por "motivos de segurança", não foi atingida. Durante aquele período, muitos prisioneiros foram transferidos para o campo de concentração de Neuengamme, mas o meu grupo foi enviado para a prisão Waldheim, em Sachsen. Lá, tive um colapso nervoso e fui internado no hospital da prisão. Tive sorte, porque os Aliados estavam se aproximando e por isso muitos dos outros prisioneiros foram libertados para o combate e morreram na linha de frente.

Após a Guerra, Karl conseguiu um emprego em um banco em Hamburgo, mas foi demitido depois de dezoito meses, quando seu empregador soube que ele havia já sido preso com base no parágrafo 175.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.