Leif Donde

Leif Donde

Data de Nascimento: 30 de maio de 1937

Copenhague, Dinamarca

Leif nasceu no seio de uma família judia em Copenhague, a capital dinamarquesa. Seus pais eram membros ativos da comunidade judaica local, e seu pai possuía uma pequena fábrica de roupas. Grande parte dos 6.000 judeus da Dinamarca vivia naquela cidade antes da Guerra. Apesar de seu pequeno tamanho, a população judaica da cidade apoiava muitas organizações judaicas no estrangeiro, frequentemente ajudando refugiados por toda a Europa.

1933-39: Comecei a frequentar uma pré-escola judaica perto de uma escola para meninas em Copenhague. Eu não gostava da minha escola pois eles me obrigavam a dormir durante a tarde. Lá nós aprendíamos a escrever, a ler e até cantávamos de vez em quando. Eu brincava com todas as crianças, algumas eram judias e outras não. Eu não me importava, para mim todas elas eram minhas amigas.

1940-44: Os alemães ocuparam a Dinamarca em abril de 1940. Em 28 de agosto de 1943, no mesmo dia que eles assumiram o governo, meus pais nos levaram para o Tivoli Gardens, um enorme parque de diversões no centro de Copenhague. Na saída vimos grupos de pessoas olhando enquanto um comboio de tanques alemães passava pela rua. Mais tarde, meu pai mandou que nos preparássemos para sair da cidade. Meus pais estavam assustados, mas para mim que aquilo era uma aventura. Colocamos roupas para proteger contra o frio e tomamos um trem rumo ao sul do país. Em outubro, em um barco de pesca, viajamos clandestinamente para a Suécia.

Depois que as tropas alemãs se renderam na região da Escandinávia, no dia 4 de maio de 1945, Leif e sua família retornaram para a Dinamarca.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.