Marta Herman

Marta Herman

Data de Nascimento: 23 de outubro de 1925

Abaujszanto, Hungria

Marta, a mais nova de duas filhas de um casal judeu, foi criada falando húngaro em casa, na cidade de Kosice, na Eslováquia. Ela frequentava uma escola judaica de ensino fundamental e seu pai era dono de um mercadinho.

1933-39: Ao concluir o ensino fundamental, iniciei o segundo grau. O idioma de ensino era o eslovaco. Os judeus não sofriam discriminação, até que, em novembro de 1938, as tropas húngaras invadiram o sul da Eslováquia. Com a benção da Alemanha, Kosice foi incorporada à Hungria e passou a se chamar Kassa. Os novos governantes húngaros introduziram leis anti-semitas e, como resultado, meu pai foi obrigado a entregar seu estabelecimento.

1940-44: Nossa família teve muita dificuldade para conseguir se sustentar. Para nos manter, meu pai manteve ilicitamente suas atividades de venda, violando a lei húngara, e no início de 1944 ele acabou sendo preso. Um mês depois que os alemães ocuparam a Hungria, eu e minha mãe fomos forçadas a ir para uma fábrica de tijolos nas proximidades. De lá, em maio de 1944, juntamente com a maioria dos judeus de Kosice, fomos deportadas para Auschwitz. Quando chegamos a Auschwitz, minha mãe foi imediatamente enviada para ser assassinada nas câmaras de gás e eu fui enviada para o trabalho escravo.

Após sua transferência para o subcampo Muehldorf, de Dachau, Marta foi libertada em Tutzing pelas tropas norte-americanas no dia 1º de maio de 1945 e imediatamente retornou para casa [onde não encontrou mais sua família, todos haviam sido mortos pelos nazistas]. Em 1968 ela emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.