Martin Spett

Martin Spett

Data de Nascimento: 2 de dezembro de 1928

Tarnow, Polônia

Conhecido como Monek, Martin era o mais velho de dois filhos nascidos no seio de uma família judia na grande cidade de Tarnow. Sua mãe era uma cidadã norte-americana criada na Polônia, e seu pai trabalhava na secretaria de fazenda daquela cidade. Em sua infância, Martin gostava de colecionar selos e apanhar lagartixas. Era desejo de seus pais fazer dele um farmacêutico, mas ele preferia ser artista quando crescesse.

1933-39: Quando os alemães ocuparam Tarnow em setembro de 1939, eu tinha dez anos de idade. Os soldados, em belos uniformes, inicialmente mostraram-se educados. Porém, de repente, começaram a obrigar os judeus a limpar o esterco dos cavalos pelas ruas usando suas próprias mãos. No dia da minha aula de Shabat [Sábado], quando estava chegando à casa do rabino, encontrei-o caído, enrolado em seu manto de orações, e sendo chutado pelos alemães. Em hebraico ele gritou para mim "Corra!". Ao virar-me para escapar ouvi um disparo: o rabino Wrubel tinha sido assassinado.

1940-44: Em 1940, fomos obrigados a sair do nosso apartamento. Depois de os alemães começarem a recolher judeus para deportação, meu pai e meu tio cavaram dois canais sob as tábuas do assoalho no depósito de madeira do meu tio. No dia anterior à próxima deportação, nós nos escondemos sob aquelas tábuas e ficamos deitados de costas, no escuro, por quatro dias, ouvindo gritos, tiros e latidos de cachorros. Durante aquela caçada humana, ouvimos dois poloneses, no assoalho acima de nós, tentando encontrar judeus. Um deles urinou em nós sem saber que estávamos sob as tábuas. Quando tudo ficou quieto, nós nos levantamos e saímos de lá.

Martin foi deportado para o campo de Bergen-Belsen, mas posteriormente foi libertado de um trem de evacuação nazista pelas tropas norte-americanas, no dia 13 de abril de 1945. Ele emigrou para os Estados Unidos em 1947.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.