Ossi Stojka

Ossi Stojka

Data de Nascimento: 1936

Áustria

Ossi era o mais novo dos seis filhos de uma família de ciganos católicos que vivia e se transportava em um vagão de madeira, apropriado para aquele estilo de vida. A caravana do grupo a que eles pertenciam passava os invernos em Viena, capital da Áustria, e os verões no interior austríaco. Os Stojkas pertenciam a uma tribo cigana chamada Lowara Roma, que vivia do comércio itinerante de cavalos. Os antepassados de Ossi tinham vivido na Áustria, daquela mesma forma, por mais de 200 anos.

1933-39: Ossi tinha 2 anos de idade quando os alemães anexaram a Áustria em 1938. A carroça da família Stojka estava estacionada em uma área de camping de Viena para passar o inverno quando os alemães entraram marchando. Eles ordenaram que os ciganos permanecessem no mesmo lugar. Os Stojkas tiveram que transformar a carroça deles em uma casa de madeira e tiveram de se adaptar com a permanência em um mesmo lugar.

1940-44: Os ciganos foram forçados a se registrar como membros de uma "raça" diferente. Quando Ossi tinha 5 anos, os alemães levaram o seu pai. Depois, eles levaram a sua irmã, Kathi. Finalmente, Ossi e o resto da sua família foram deportados para um campo nazista em Birkenau destinado a ciganos. Tinha muito pouco para comer, na maioria das vezes apenas nabos. O pequeno Ossi adoeceu de tifo, e foi levado até as barracas para os prisioneiros doentes. Os prisioneiros geralmente se referiam à enfermaria como a "antecâmara do crematório."

Ossi não recebeu tratamento médico na enfermaria e morreu de tifo e subnutrição. Ele tinha 7 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.