Paula Wajcman

Paula Wajcman

Data de Nascimento: 1928

Kielce, Polônia

Paula nasceu no seio de uma família judia religiosa em Kielce, cidade situada no sudeste da Polônia. Sua família vivia em um moderno prédio de apartamentos com dois andares. O pai de Paula era proprietário da única empresa de transporte rodoviário daquele distrito. Seu irmão mais velho, Herman, frequentava a escola religiosa, e Paula estudava no jardim de infância público na parte da manhã e na escola religiosa à tarde.

1933-39: O uniforme escolar de Paula era um casaco estilo marinheiro, com blusa branca e saia plissê. Aos nove anos de idade, ela encenou a dança "Krakowiak" na escola. Os meninos flertavam com ela quando seu irmão superprotetor não estava por perto. A Alemanha invadiu a Polônia em 1º de setembro de 1939. O pai de Paula não esperou a chegada das tropas nazistas a Kielce. Carregando seus pertences em um de seus caminhões, fugiu com a família para o oeste, rumo à cidade de Tuchin, a cerca de 48 quilômetros da fronteira soviética.

1940-44: Ao retornar a Kielce para buscar suprimentos, a mãe de Paula ficou presa quando fecharam a fronteira que dividia a Polônia. As forças alemãs ocuparam Tuchin no dia 4 de julho de 1941. Ao ouvir as notícias de judeus massacrados nas regiões próximas, a família fez um esconderijo sob o assoalho de madeira na fábrica têxtil onde trabalhavam. Eles sabiam que as grandes covas cavadas pelos alemães e ucranianos se destinavam a eles. No amanhecer do dia 24 de setembro de 1942, a polícia entrou no gueto. As pessoas atearam fogo em tudo. No meio da confusão, Paula e seu pai correram para o esconderijo.

O local foi descoberto pelos alemães, e Paula e seu pai foram assassinados a tiro. Ela tinha apenas 14 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.