Schloma Wolf (Willy) Szapiro

Schloma Wolf (Willy) Szapiro

Data de Nascimento: 25 de maio de 1910

Skala, Polônia

Nascido no seio de uma família judia, Willy deixou a Polônia quando tinha 20 anos e emigrou para a região do Mandato Britânico conhecida como Palestina. Lá, participou ativamente da organização de trabalhadores que lutava contra o domínio inglês. Suas atividades o levaram à prisão no dia 1° de maio de 1931. Depois de cumprir sua sentença de dois anos Willy foi expulso do Mandato pelos ingleses.

1933-39: Em 1933 Willy deixou a área do Mandato Britânico conhecida como a Palestina e foi para a Áustria, onde passou a integrar o movimento dos trabalhadores. A depressão econômica na Áustria naquela época deu ímpeto ao movimento, e Willy e seus amigos passaram a ser constantemente vigiados pela polícia. Quando os alemães ocuparam a Áustria, em 1938, a Gestapo tentou prendê-lo mas, com a ajuda de amigos, Willy escapou para a França, e foi para Paris à procura de trabalho.

1940-44: Em meados de 1940, Willy encontrou trabalho com um vendedor de peles em Paris, que era forçado a fazer roupas para o exército alemão. Willy organizou os trabalhadores e os treinou para executar sabotagens; e mesmo que muitos fossem presos pelos alemães, Willy reagia recrutando mais gente. Em maio de 1943 Willy passou a fazer parte da resistência armada, Franc-Tireurs et Partisans (Franco-Atiradores e Partidários) No dia 27 de outubro de 1943 ele foi preso quando atacava uma escolta militar alemã. Ele foi torturado, mas jamais revelou os nomes dos seus companheiros de luta.

Willy foi condenado à morte por fuzilamento, e foi assassinado em uma quarta-feira, 21 de fevereiro de 1944.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.