Siegfried Wohlfarth

Siegfried Wohlfarth

Data de Nascimento: 26 de março de 1904

Bad Homburg, Alemanha

Siegfried, era o mais velho de dois filhos nascidos no seio de uma família de judeus alemães religiosos. Ele cresceu na cidade de Frankfurt. Ao completar seus estudos, tornou-se contador público, registrado em Frankfurt. Em seu tempo livre, trabalhava de forma autonoma como crítico musical. Em 1932, durante suas férias na ilha de Norderney no Mar do Norte, ele conheceu Herta Katz, uma jovem por quem se apaixonou rapidamente.

1933-39: Os nazistas demitiram Siegfried de seu cargo no governo por ser ele judeu. Apesar da oposição de sua mãe, Siegfried pediu Herta em casamento e ela aceitou. Casaram-se em junho de 1933. Em 1934, partiram para Amsterdã, onde Siegfried encontrou trabalho e Herta deu à luz a uma menina e iniciou um negócio bem sucedido de decoração de interiores. Um pouco antes do início da Guerra, em 1939, os pais de Siegfried também se mudaram para Amsterdã.

1940-44: Em maio de 1940, os alemães ocuparam os Países Baixos. Dois anos mais tarde, os Wohlfarths receberam uma ordem para se apresentarem na estação de trem, mas eles fugiram e se esconderam. Em 1944, eles ouviram pela BBC que os alemães haviam assassinado dois milhões de judeus em campos de extermínio, sendo o maior deles o de Auschwitz-Birkenau. Quando Herta e Siegfried foram presos e colocados em um trem, no dia 3 de setembro de 1944, Siegfried temeu o pior. Sabia que não podia impedir o que eles fizessem com seu corpo, determinado a não dar aos alemães o resultado do seu trabalho, Siegfried rasgou todo seu dinheiro durante aquela viagem.

Siegfried foi deportado para Auschwitz, e posteriormente para o campo de concentração de Stutthof onde morreu no dia 5 de dezembro de 1944.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.