Walter Szczeniak

Walter Szczeniak

Data de Nascimento: 4 de fevereiro de 1911

Dedham, Massachusetts, EUA

Walter era o mais velho dos oito filhos de um casal de imigrantes poloneses, de religião católica, residentes em uma cidade vizinha a Boston. A família retornou à Polônia quando Walter ainda era criança, e viveu em uma fazenda que sua mãe havia herdado da família, localizada próxima a Ostroleka, no norte da Polônia. Como seu pai era chamado de “Stetson” nos EUA, Walter foi errôneamente registrado "Charles Stetson" em sua certidão de nascimento norte-americana.

1933-39: “Após eu haver concluído o segundo grau, meu pai me mandou estudar na Universidade de Varsóvia, onde me formei em direito no ano de 1936. Comecei a trabalhar como estagiário em um tribunal em Varsóvia, e meu objetivo era o de um dia tornar-me um senador polonês. Durante as férias do verão de 1939, ignorei uma ordem do consulado norte-americano em Varsóvia a qual instruía os cidadãos norte-americanos a deixarem a Polônia imediatamente. Em menos de um mês os alemães ocuparam Ostroleka. [Foi então que me] juntei ao movimento de resistência polonesa”.

1940-44: “Em 1941, a Resistência pediu-me para retornar aos EUA e divulgar as atrocidades cometidas pelos nazistas. Quando tentava fugir, fui preso na Eslováquia e deportado para Auschwitz. Eu sabia que a prisão perpétua naquela unidade penal seria certamente a morte, e por isto insisti em ter uma audiência com o comandante [do campo] para pedir para ser transferido. Era um jogo arriscado: ele poderia estar de bom humor e dizer "sim" ou estar em um péssimo dia e mandar me matar. [No entanto], a sorte estava comigo, e ele me mandou para as instalações da cozinha, onde consegui recuperar as forças e escapar de ser enviado para morrer por envenenamento a gás”.

Posteriormente, Walter foi transferido para uma unidade de manutenção de estradas de ferro. Ele foi libertado por soldados norte-americanos perto de Salzburgo, na Áustria, no dia 2 de maio de 1945. Em 1946, ele retornou aos Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.