Wladyslaw Tadeusz Surmacki

Wladyslaw Tadeusz Surmacki

Data de Nascimento: October 20, 1888

Proszowice, Polônia

Filho de pais católicos, Wladyslaw estudou nas escolas de Varsóvia. Posteriormente, em 1914, ele se formou em engenharia topográfica na cidade de Moscou. Após lutar na Primeira Guerra Mundial, ele comandou uma divisão de cavalaria em Varsóvia, além de trabalhar no Instituto Militar Geográfico da Polônia e lecionar cursos de topografia. Wladyslaw constituiu família em 1925 e, após deixar o exército em 1929, fundou uma empresa de levantamento topográfico.

1933-39: Quando a guerra com a Alemanha tornou-se iminente, no verão de 1939, Wladyslaw apresentou-se ao exército como voluntário, mas foi recusado devido à idade. No início de setembro, quando a Alemanha destruiu as defesas ocidentais da Polônia, Wladyslaw fugiu na esperança de auxiliar as tropas no lado leste daquele país. Em meados de setembro, um dia antes dos soviéticos invadirem a Polônia, ele teve a chance de deixar o país e ir para a Grã Bretanha, mais preferiu ficar e lutar junto à resistência polonesa.

1940-42: Wladyslaw passou a chefiar o estado-maior da TAP, um dos grupos da resistência polonesa. No verão de 1940, ele foi preso e enviado a Auschwitz como o prisioneiro de número 2759. Wladyslaw trabalhou [de forma escrava] como engenheiro topográfico no escritório de construção daquele campo. Seu trabalho exigia que ele saísse com constância daquele local, e ele se valeu daquelas oportunidades para trocar correspondência secreta [com membros da resisitência polonesa] e, em outubro, ajudou a organizar um grupo de resistência militar. Em novembro de 1941, ele foi solto graças à intervenção de um alemão, antigo colega de profissão, mas foi imediatamente reconduzido à prisão de Pawiak, em Varsóvia.

No dia 28 de maio de 1942, Wladyslaw e outros 223 poloneses foram levados pelos nazistas a uma floresta perto de Magdalenka onde foram executado por rajadas de metralhadora. Os corpos foram jogados em covas coletivas e posteriormente foram levados para o cemitério local.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.