Wolfgang Kusserow

Wolfgang Kusserow

Data de Nascimento: 1 de março de 1922

Bochum, Alemanha

Quando Wolfgang ainda era um bebê, seus pais se tornaram Testemunhas de Jeová. Seu pai levou a família para Bad Lippspringe, uma pequena cidade na região da Westfália, quando Wolfgang tinha apenas 9 anos. Sua casa tornou-se a sede de uma nova congregação das Testemunhas de Jeová. Wolfgang e seus dez irmãos e irmãs cresceram estudando a Bíblia diariamente.

1933-39: A família Kusserow estava sendo investigada pela polícia secreta nazista devido à sua religião pacifista. Como Testemunha de Jeová, Wolfgang acreditava que devia obediência suprema a Deus e Suas leis, principalmente o mandamento de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Mesmo após os nazistas prenderem a seu pai e seu irmão mais velho, Wilhelm, a família Kusserow continuou a realizar, ilegalmente, encontros para estudos bíblicos em sua casa.

1940-42: Acreditando que Deus, e não Hitler, era seu guia e obedecendo ao Quinto Mandamento, "Não matarás", Wolfgang recusou-se a alistar-se no exército alemão. Ele foi preso em dezembro de 1941, e foi formalmente acusado em 12 de janeiro de 1942. Após meses na prisão, Wolfgang foi julgado e condenado à morte. Na noite anterior à sua execução, ele escreveu para a família reafirmando sua devoção a Deus.

Wolfgang foi decapitado por guilhotina na Prisão de Brandemburgo no dia 28 de março de 1942. Ele tinha apenas 20 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.