Wolfgang Kusserow
Data de Nascimento: 1 de março de 1922
Bochum, Alemanha
Quando Wolfgang ainda era um bebê, seus pais se tornaram Testemunhas de Jeová. Seu pai levou a família para Bad Lippspringe, uma pequena cidade na região da Westfália, quando Wolfgang tinha apenas 9 anos. Sua casa tornou-se a sede de uma nova congregação das Testemunhas de Jeová. Wolfgang e seus dez irmãos e irmãs cresceram estudando a Bíblia diariamente.
1933-39: A família Kusserow estava sendo investigada pela polícia secreta nazista devido à sua religião pacifista. Como Testemunha de Jeová, Wolfgang acreditava que devia obediência suprema a Deus e Suas leis, principalmente o mandamento de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Mesmo após os nazistas prenderem a seu pai e seu irmão mais velho, Wilhelm, a família Kusserow continuou a realizar, ilegalmente, encontros para estudos bíblicos em sua casa.
1940-42: Acreditando que Deus, e não Hitler, era seu guia e obedecendo ao Quinto Mandamento, "Não matarás", Wolfgang recusou-se a alistar-se no exército alemão. Ele foi preso em dezembro de 1941, e foi formalmente acusado em 12 de janeiro de 1942. Após meses na prisão, Wolfgang foi julgado e condenado à morte. Na noite anterior à sua execução, ele escreveu para a família reafirmando sua devoção a Deus.
Wolfgang foi decapitado por guilhotina na Prisão de Brandemburgo no dia 28 de março de 1942. Ele tinha apenas 20 anos de idade.