Testemunho

Bella Jakubowicz Tovey descreve os comentários anti-semitas que ouviu enquanto era forçada a entrar no campo de Graeben

 

Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia na cidade de Sosnowiec. Seu pai era proprietário de uma malharia. Após os alemães invadirem a Polônia, em 1939, eles se apropriaram de sua confecção. A mobília da família foi dada pelos nazistas a uma mulher alemã. Em 1941, Bella foi forçada a trabalhar em uma fábrica do gueto de Sosnowiec. No final de 1942 sua família foi deportada para o gueto de Bedzin, e Bella foi enviada para o sub-campo de Gross-Rosen em 1943, seguindo em 1944 para Bergen-Belsen. Ela foi libertada em abril de 1945, e no ano seguinte imigrou para os EUA.

Transcrição

 

Fui enviada para uma fábrica. Lá se fazia… lá se fazia linhas utilizando fibra de linho. Era, tenho certeza, para costurar os uniformes ou roupas [dos nazistas]. Lembro-me de algumas poucas coisas. Lembro de ser levada [com outras moças], andando pelas ruas, para sermos colocadas em vagões e levadas até a Alemanha, e então tínhamos que andar pela pequena cidade de Graeben, onde ficava o campo, e andando sempre no meio da rua, nunca nas calçadas. E os alemães faziam filas nas ruas para nos ver, e pelo que me lembro eles pareciam surpresos. Nós ainda estávamos… nós tínhamos saído de nossas casas e então ainda usávamos nossas roupas, não os uniformes de prisioneiros, e nós éramos escolhidas por termos boa aparência, se assim se pode dizer, bons dentes, um pouco de força, você pode imaginar que algumas dentre nós eram adolescentes e algumas mulheres eram realmente bonitas. Nossas idades variavam. Naquela ocasião, eu tinha 16 anos, outras tinham 17 ou 18. Algumas estavam com vinte e poucos anos, e algumas eram realmente lindas. E, uma das coisas que lembro com surpresa, era que os alemães que estavam nas calçadas nos olhando, diziam: “Elas são judias? Elas são muito bonitas. Elas parecem tão…tão normais”.


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.