Testemunho

Irene Hizme descreve a vida em um orfanato católico na França após a Guerra

Irene e seu irmão gêmeo, René, tiveram originalmente os nomes de Renate e Rene Guttmann. A família mudou-se para Praga logo após o nascimento dos gêmeos, e lá moravam quando os alemães ocuparam a Boêmia e a Morávia [partes da atual República Tcheca] em março de 1939. Alguns meses depois, alemães uniformizados prenderam seu pai. Décadas mais tarde, Irene e René descobriram que ele foi assassinado no campo de Auschwitz, em dezembro de 1941. Irene, René e sua mãe foram deportados para o gueto de Theresienstadt e, mais tarde, para o campo de Auschwitz. Em Auschwitz, os gêmeos foram separados e submetidos a cruéis "experiências médicas". Irene e René ainda permaneceram separados por algum tempo após a libertação de Auschwitz. O grupo "Rescue Children" (Crianças Resgatadas) levou Irene para os Estados Unidos em 1947, onde ela reencontrou-se com René em 1950.

Transcrição

Eu fui transportada para a França e, finalmente, cheguei a um orfanato em Fublaines, que fica nos subúrbios de Paris. Eu era uma das crianças mais novas lá, e eu não falava com ninguém, a não ser com Miriam [uma amiga de Irene], que era, eu acho, cerca de sete anos mais velha que eu. De certo modo, ela era quase uma figura materna para mim, porque ela, eu tinha esses longos cachos, e ela brincava com eles, ela era muito cuidadosa [comigo e com] as outras crianças. Eu era a única criança lá com um número [tatuado pelos nazistas], então eu achava que havia algo errado comigo. Eu achava que eu tinha feito alguma coisa terrível, porque só eu tinha aquele número, ninguém mais tinha. A maioria daquelas crianças, de alguma forma, havia conseguido escapar se escondendo ou por seus pais as haverem entreguem temporariamente [a outras pessoas para serem cuidadas e escondidas]. Posteriormente, algumas delas conseguiram se reencontrar com seus pais, outras [não tinham mais pais]apenas tinham parentes e estavam esperando para serem enviadas para [junto eles], coisas assim.


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.