Testemunho

Rene Slotkin descreve suas experiências com o anti-semitismo na escola após a Guerra, em Kosice

René e sua irmã gêmea, Irene,tiveram originalmente os nomes de René e Renate Guttmann. A família mudou-se para Praga logo após o nascimento dos gêmeos, e lá moravam quando os alemães ocuparam a Boêmia e a Morávia [partes da atual República Tcheca] em março de 1939. Alguns meses depois, alemães uniformizados prenderam seu pai. Décadas mais tarde, Irene e René descobriram que ele foi assassinado no campo de Auschwitz, em dezembro de 1941. Irene, René e sua mãe foram deportados para o gueto de Theresienstadt e, mais tarde, para o campo de Auschwitz. Em Auschwitz, os gêmeos foram separados e submetidos a cruéis "experiências médicas". Irene e René ainda permaneceram separados por algum tempo após a libertação de Auschwitz. O grupo "Rescue Children" (Crianças Resgatadas) levou Irene para os Estados Unidos em 1947, onde ela reencontrou-se com René em 1950.

Transcrição

Eu comecei a freqüentar a escola em Kosice, e ele [não especifica quem é a pessoa] me deixou com a irmã dele, Edith Mann, e o marido dela, Joseph Mann. Eles tinham um menino, Otto, e uma menina. Bibi? É, Bibi. Nós morávamos bem perto da escola, e naquela época eu já sabia que era judeu, porque, em primeiro lugar, eles eram judeus, e eu também era xingado de judeu na escola. Todos os dias, após o término das aulas, os garotos estavam esperando por mim e pelo único outro judeu, o Sobel, nunca vou esquecer este nome, para nos bater e jogar pedras em nós. Todos os dias. Era uma dificuldade enorme conseguir sair da escola. Eu não sei por que, mas ir para a escola não era problema, mas sair de lá, todos os dias, era um show de horrores.


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Está página também está disponível em

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.