Portrait of Władysław Bartoszewski
Detalhes
Fotografia

Retrato do cofundador do ”Żegota”, Władysław Bartoszewski

Retrato de Władysław Bartoszewski, Polônia, data desconhecida. 

Władysław Bartoszewski (1922-2015) foi cofundador e membro do Conselho de Ajuda aos Judeus (conhecido como "Żegota"). O “Żegota” foi uma organização clandestina de resgate de poloneses e judeus na Polônia então ocupada pelos alemães. Apoiado pelo governo polonês no exílio, o “Żegota” coordenou os esforços para salvar judeus da perseguição e do assassinato pelos nazistas. Ela funcionou de 1942 a 1945.

No início da Segunda Guerra Mundial, em setembro de 1939, Władysław Bartoszewski trabalhava como zelador em uma clínica da Cruz Vermelha Polonesa. No outono de 1940, Bartoszewski foi capturado durante uma leva de prisões arbitrárias em Varsóvia, e enviado pelas autoridades da Alemanha nazista ao campo de concentração de Auschwitz. Ele foi solto em 1941 através de esforços da Cruz Vermelha. Durante o restante da Guerra, Bartoszewski resistiu ativamente aos nazistas através de atividade clandestinas. Ele era membro de diversas organizações clandestinas, dentre elas o Comitê Provisional de Ajuda aos Judeus (o precursor do “Żegota”).

No final de 1942, Władysław co-fundou o “Żegota”, tornado-se responsável por atividades clandestinas tais como o fornecimento de documentos forjados ou auxílio médico a judeus. Ele também compilou relatórios sobre a situação dos judeus na Polônia então ocupada pela Alemanha. Em 1943, tornou-se o vice-diretor do Departamento Judaico da Delegação do Governo da Polônia (Delegatura). O Departamento servia como vínculo entre o “Żegota” e o governo polonês no exílio. 

Władysław Bartoszewski sobreviveu à Guerra, tornando-se posteriormente historiador e político. Em 1963, Bartoszewski foi convidado a plantar uma oliveira em Yad Vashem [em Jerusalém] em honra ao “Żegota”. Dois anos depois, em 1965, Yad Vashem concedeu a  Bartoszewski o título de “Justo entre as Nações”.


Tags


Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.