Após o julgamento dos principais criminosos de guerra pelo Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, os Estados Unidos realizaram uma série de outros julgamentos semelhantes, conhecidos como "Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg", naquela mesma cidade. O nono julgamento do tribunal militar americano em Nuremberg focalizou nos membros das unidades móveis de extermínio, as Einsatzgruppen, que haviam sido mobilizados para assassinarem judeus e não-judeus que viviam nos países localizados além da fronteira leste alemã. Este filme mostra o juiz do Supremo Tribunal Federal dos Estados Unidos, Robert Jackson, promotor chefe dos EUA naqueles julgamentos, abrindo o caso com a descrição da morte de judeus e não-judeus em furgões de gás utilizados pelas Einsatzgruppen durante a invasão alemã da União Soviética.
Outra forma de extermínio que os nazistas empregavam, era o de asfixia por gases letais injetados dentro de caminhões ou carros fechados. Mais uma vez, as vítimas eram induzidas a entrar naquelas máquinas da morte, com a falsa promessa de que seriam levadas para áreas de assentamento. Conforme o furgão saía da área de embarque, os gases eram injetados dentro do compartimento onde estavam os "passageiros". Alguns minutos depois, quando os veículos chegavam ao ponto de desembarque, todos já estavam mortos e os corpos eram simplesmente despejados em grandes buracos, os quais se tornaram imensas sepulturas em massa sem identificação. Estes eram os métodos usuais das unidades móveis de extermínio.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.