Filme

O julgamento das Unidades móveis de extermínio (Einsatzgruppen): juiz Jackson detalha o uso dos furgões de gás

Após o julgamento dos principais criminosos de guerra pelo Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, os Estados Unidos realizaram uma série de outros julgamentos semelhantes, conhecidos como "Procedimentos Subseqüentes de Nuremberg", naquela mesma cidade. O nono julgamento do tribunal militar americano em Nuremberg focalizou nos membros das unidades móveis de extermínio, as Einsatzgruppen, que haviam sido mobilizados para assassinarem judeus e não-judeus que viviam nos países localizados além da fronteira leste alemã. Este filme mostra o juiz do Supremo Tribunal Federal dos Estados Unidos, Robert Jackson, promotor chefe dos EUA naqueles julgamentos, abrindo o caso com a descrição da morte de judeus e não-judeus em furgões de gás utilizados pelas Einsatzgruppen durante a invasão alemã da União Soviética.

Transcrição

Outra forma de extermínio que os nazistas empregavam, era o de asfixia por gases letais injetados dentro de caminhões ou carros fechados. Mais uma vez, as vítimas eram induzidas a entrar naquelas máquinas da morte, com a falsa promessa de que seriam levadas para áreas de assentamento. Conforme o furgão saía da área de embarque, os gases eram injetados dentro do compartimento onde estavam os "passageiros". Alguns minutos depois, quando os veículos chegavam ao ponto de desembarque, todos já estavam mortos e os corpos eram simplesmente despejados em grandes buracos, os quais se tornaram imensas sepulturas em massa sem identificação. Estes eram os métodos usuais das unidades móveis de extermínio.


  • National Archives - Film

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.