Filme

Truman declara vitória na Europa

A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão alemã da Polônia, em setembro de 1939, e terminou com a vitória dos países Aliados na Europa, com a rendição da Alemanha em maio de 1945. O dia 8 de maio foi declarado o dia "V" (Vitória na Europa). Nesta filmagem, o presidente americano Harry S. Truman declara vitória na Europa, e promete continuar a guerra na região do oceano Pacífico até que o Japão se renda incondicionalmente.

Transcrição

Este é um momento solene, porém glorioso. Gostaria muito que [o falecido presidente dos EUA] Franklin D. Roosevelt estivesse vivo para presenciar este dia. O General Eisenhower me informou que as forças alemãs se renderam às Nações Unidas. As bandeiras da liberdade tremulam por toda a Europa. Nossos ataques não cessarão até que as forças militares e navais japonesas deponham suas armas em sinal de rendição incondicional. Nós só podemos pagar as nossas dívidas de gratidão para com Deus, para com nossos mortos e nossas crianças se nos empenharmos – com devoção persistente ao trabalho e responsabilidades que recaem sobre nós. Se eu pudesse dizer uma única palavra que representasse um lema para os próximos meses, ela seria "trabalho, trabalho e mais trabalho".


Tags


  • Grinberg Archives

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.