Ilija Lemajip
Data de Nascimento: 1897
Svrackovo Selo, Iugoslávia
Ilija nasceu em um vilarejo na região croata [OBS: uma etnia] da Iugoslávia. Assim como seus pais e irmãos, Ilija foi batizado na fé ortodoxa sérvia. A família Lemajip vivia em uma parte da Croácia habitada principalmente por sérvios. Após concluir o ensino fundamental, sua família mudou-se para o povoado de Dubovac. Aos 30 anos de idade, Ilija se casou com uma moça da região e foi para Novska, onde encontrou trabalho.
1933-39: Tenho uma linda esposa e duas pequenas filhas adoráveis. Trabalho no povoado de Novska na Croácia como cobrador de impostos do governo iugoslavo. Como sérvios, vivendo em uma cidade croata predominantemente católico-romana, devemos viajar sempre que desejarmos frequentar a igreja sérvia. O Rei Alexander da Iugoslávia foi assassinado em 1934. Ele era sérvio, e muitos dos croatas locais comemoraram sua morte jogando pedras nas janelas das casas onde viviam sérvios.
1940-44: Quando os alemães invadiram a Iugoslávia, os fascistas croatas [Ustase] assumiram o poder na Croácia. O novo governo informou que deveria me converter ao catolicismo romano caso desejasse manter meu emprego. Recusei-me e fui demitido em julho de 1941. Mudei com a família para a cidade vizinha de Okucani e lá consegui trabalho. Porém, em Okucani fui preso duas vezes, uma vez pelos alemães e outra vez pelos fascistas croatas. Nas duas ocasiões fui solto. Finalmente fui preso uma outra vez pelos fascistas croatas pelo crime de ser sérvio.
Os fascistas croatas assassinaram Ilija perto de Okucani em setembro de 1944. Ele tinha 47 anos de idade.