Moise Gani

Moise Gani

Data de Nascimento: 1913

Preveza, Grécia

A família de Moise era judia romaniota, ou seja, era parte de um grupo judaico que vivia nas cidades gregas e na região dos Bálcãs há mais de 1.100 anos. No início da década de 1920, a família de Moise mudou-se para a Itália, onde seu pai buscava conseguir emprego. Moise frequentou uma escola italiana e, dois anos depois, quando a família voltou para a Grécia, ele permaneceu na Itália para concluir os estudos. Quando ele retornou a Preveza, com 17 anos de idade, ele já não mais sabia falar grego bem.

1933-39: Moise trabalhou como contador e administrador da companhia de energia elétrica local em Preveza e morava com seus pais. Moise gostava de fazer piqueniques com os amigos na costa do Mar Jônico. Às vezes, ele convidava também seus irmãos e irmãs mais novos para saírem com ele.

1940-44: Em 1941, os alemães invadiram a Grécia e, no outono de 1943, ocuparam a região onde Preveza se localizava. Em março de 1944, os judeus de Preveza foram deportados para Auschwitz. Lá, Moise foi designado para trabalhar em Birkenau como escravo, membro do Sonderkommando, uma unidade de trabalho de judeus que transportavam os cadáveres dos seus irmãos israelitas para o crematório. No dia 7 de outubro de 1944, os membros do Sonderkommando do crematório IV revoltaram-se, matando um supervisor, desarmando os guardas das SS e explodindo o crematório. Em pouco tempo, outros membros do Sonderkommando, incluindo Moise, aderiram à revolta.

Moise foi morto em Birkenau em outubro de 1944. Ele tinha apenas 31 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.