Reidar Dittmann

Reidar Dittmann

Data de Nascimento: January 15, 1922

Tonsberg, Noruega

Reidar era o terceiro dos quatro filhos de um casal luterano muito religioso, e a família vivia em uma pequena cidade de marinheiros e pescadores de baleias no litoral norueguês. O pai de Reidar era servidor público. Reidar frequentava a escola pública e sonhava em se tornar músico.

1933-39: Apesar de não me interessar por política, simpatizei com nossos vizinhos judeus que haviam chegado como refugiados da Alemanha. No outono de 1939, fiquei triste quando a Alemanha atacou a Polônia e a União Soviética atacou a Finlândia. Vários dias depois, meu irmão mais velho faleceu. Quando minha tia e meus primos foram passar a noite de Natal em nossa casa, ficamos sabendo que meu tio também havia morrido, pois seu navio mercante havia sido afundado por um submarino alemão.

1940-44: Fui preso seis meses após a ocupação da Noruega pelos alemães. Fui condenado por baderna e por liderar jovens cantando músicas anti-alemães, e minha sentença foi a de encarceramento por seis semanaso. Após ser libertado, ingressei na resistência [partisans] e ajudei a sabotar o estaleiro local [utilizado pelos nazistas]. Quando um navio afundou logo após desatracar, fui preso novamente e recebi sentença de prisão perpétua mas, em fevereiro de 1942, o governo nazista norueguês concedeu anistia a 1.000 prisioneiros políticos e fui solto. Após uma terceira infração, os alemães me deportaram para Buchenwald.

Reidar sobreviveu a trinta meses de prisão em Buchenwald. Libertado pela Cruz Vermelha sueca em 18 de março de 1945, ele retornou à Noruega e posteriormente, naquele mesmo ano, emigrou para os Estados Unidos.