Reidar Dittmann

Reidar Dittmann

Data de Nascimento: 15 de janeiro de 1922

Tonsberg, Noruega

Reidar era o terceiro dos quatro filhos de um casal luterano muito religioso, e a família vivia em uma pequena cidade de marinheiros e pescadores de baleias no litoral norueguês. O pai de Reidar era servidor público. Reidar frequentava a escola pública e sonhava em se tornar músico.

1933-39: Apesar de não me interessar por política, simpatizei com nossos vizinhos judeus que haviam chegado como refugiados da Alemanha. No outono de 1939, fiquei triste quando a Alemanha atacou a Polônia e a União Soviética atacou a Finlândia. Vários dias depois, meu irmão mais velho faleceu. Quando minha tia e meus primos foram passar a noite de Natal em nossa casa, ficamos sabendo que meu tio também havia morrido, pois seu navio mercante havia sido afundado por um submarino alemão.

1940-44: Fui preso seis meses após a ocupação da Noruega pelos alemães. Fui condenado por baderna e por liderar jovens cantando músicas anti-alemães, e minha sentença foi a de encarceramento por seis semanaso. Após ser libertado, ingressei na resistência [partisans] e ajudei a sabotar o estaleiro local [utilizado pelos nazistas]. Quando um navio afundou logo após desatracar, fui preso novamente e recebi sentença de prisão perpétua mas, em fevereiro de 1942, o governo nazista norueguês concedeu anistia a 1.000 prisioneiros políticos e fui solto. Após uma terceira infração, os alemães me deportaram para Buchenwald.

Reidar sobreviveu a trinta meses de prisão em Buchenwald. Libertado pela Cruz Vermelha sueca em 18 de março de 1945, ele retornou à Noruega e posteriormente, naquele mesmo ano, emigrou para os Estados Unidos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.