Rosa Israel Waldhorn
Data de Nascimento: 26 de julho de 1887
Yasinya, Tchecoslováquia
Rosa era uma dos 14 filhos nascidos da união de um casal de judeus religiosos que viviam no povoado de Yasinya. Na época, o lugar tinha o nome de Korosmezo e fazia parte da Hungria. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela se casou com Michael von Hoppen Waldhorn, um oficial do exército austro-húngaro lotado próximo a Yasinya. Na década de 1920, mudaram-se para Paris, onde criaram seus três filhos.
1933-39: A vida da família Waldhorn em Paris era bastante diferente da vida na Hungria e na Tchecoslováquia. O marido de Rosa tinha uma boa condição financeira e, para eles, seus filhos desfrutavam de melhores oportunidades educacionais naquela cidade. Confiante de que os franceses eram fortes o bastante para se defenderem dos alemães, os Waldhorns sentiam-se seguros em Paris.
1940-44: A Alemanha rapidamente derrotou a França em 1940 e ocupou Paris no dia 14 de junho. A princípio, Rosa, que gozava da proteção de sua cidadania húngara, estava segura contra a ameaça de deportação pelos nazistas. Porém, após seu marido ser apanhado pelos nazistas em julho de 1942 e deportado juntamente com outros judeus poloneses, Rosa passou a se esconder em um sótão em Paris, enquanto seus filhos ficaram escondidos no interior do país.
Rosa foi denunciada por um informante e deportada de Paris em 2 de setembro de 1943. Dois dias após chegar a Auschwitz, ela foi morta nas cˆmaras de gás. Rosa tinha 56 anos de idade.