Rosa Israel Waldhorn

Rosa Israel Waldhorn

Data de Nascimento: 26 de julho de 1887

Yasinya, Tchecoslováquia

Rosa era uma dos 14 filhos nascidos da união de um casal de judeus religiosos que viviam no povoado de Yasinya. Na época, o lugar tinha o nome de Korosmezo e fazia parte da Hungria. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela se casou com Michael von Hoppen Waldhorn, um oficial do exército austro-húngaro lotado próximo a Yasinya. Na década de 1920, mudaram-se para Paris, onde criaram seus três filhos.

1933-39: A vida da família Waldhorn em Paris era bastante diferente da vida na Hungria e na Tchecoslováquia. O marido de Rosa tinha uma boa condição financeira e, para eles, seus filhos desfrutavam de melhores oportunidades educacionais naquela cidade. Confiante de que os franceses eram fortes o bastante para se defenderem dos alemães, os Waldhorns sentiam-se seguros em Paris.

1940-44: A Alemanha rapidamente derrotou a França em 1940 e ocupou Paris no dia 14 de junho. A princípio, Rosa, que gozava da proteção de sua cidadania húngara, estava segura contra a ameaça de deportação pelos nazistas. Porém, após seu marido ser apanhado pelos nazistas em julho de 1942 e deportado juntamente com outros judeus poloneses, Rosa passou a se esconder em um sótão em Paris, enquanto seus filhos ficaram escondidos no interior do país.

Rosa foi denunciada por um informante e deportada de Paris em 2 de setembro de 1943. Dois dias após chegar a Auschwitz, ela foi morta nas cˆmaras de gás. Rosa tinha 56 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.