Thomas Buergenthal

Thomas Buergenthal

Data de Nascimento: 11 de maio de 1934

Lubochna, Tchecoslováquia

Em 1933, logo após Hitler e o Partido Nazista assumirem ao poder, os pais de Thomas, que eram judeus, se mudaram da Alemanha para a Tchecoslováquia. O pai de Thomas havia sido banqueiro na Alemanha. Ele comprou um pequeno hotel na cidade eslovaca de Lubochna. Muitos dos amigos alemães do seu pai foram para a Tchecoslováquia tentando escapar das políticas racistas do governo nazista, e ficaram morando no hotel.

1933-39: Soldados eslovacos que haviam se unido a Hitler tomaram nosso hotel no final de 1938. Fugimos para Zilina, uma cidade próxima, e vivemos lá até eu completar 5 anos. Depois, meu pai nos levou para a Polônia. Em 1º de setembro de 1939, embarcamos em um trem para chegarmos a um barco que nos levaria até a Inglaterra, mas o exército alemão invadiu a Polônia naquele dia e nosso trem foi bombardeado. Juntamo-nos a outros refugiados e fomos andando em direção ao norte até Kielce.

1940-45: Em Kielce fomos aprisionados em um gueto e, mais tarde, enviados para um campo de trabalho escravo. Em 1944, fui deportado para Auschwitz juntamente com meus pais. Era janeiro de 1945, e o avanço do exército soviético obrigou os alemães a abandonarem o local. Os nazistas obrigaram os prisioneiros a sair em marcha [marcha da morte], com as crianças na frente. No primeiro dia, marchamos durante dez horas e estávamos exaustos, muitos de nós não conseguíam alcançar o ritmo da marcha e começaram a ficar para trás. Os retardatários eram mortos a tiros. Dois garotos e eu descobrimos uma forma de descansar enquanto andávamos: corríamos até a frente da fila e, então, andávamos lentamente ou parávamos até que os últimos da fila nos alcançassem. Então, corríamos para a frente outra vez.

Thomas foi uma das três crianças que sobreviveram àquela marcha da morte de três dias. Ele foi deportado para Sachsenhausen, onde foi libertado pelas tropas soviéticas em abril de 1945.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.