Thomas Buergenthal

Thomas Buergenthal

Data de Nascimento: 11 de maio de 1934

Lubochna, Tchecoslováquia

Thomas Buergenthal nasceu em maio de 1934 na cidade de Ľubochňa, na Tchecoslováquia. Seus pais, Mundek e Gerda, eram judeus que haviam fugido da ascensão nazista ao poder na Alemanha. Em Ľubochňa, Mundek administrava um hotel que acolhia outros refugiados e exilados que escapavam da perseguição nazista.
 
1933 a 1939: Entre 1938 e 1939, a Alemanha Nazista desmantelou a Tchecoslováquia e criou um Estado satélite, a Eslováquia. Como resultado, Thomas e sua família fugiram da Eslováquia para a Polônia, país vizinho. Eles tinham a esperança de, eventualmente, imigrar para o Reino Unido. Após a invasão da Polônia pelos nazistas em 1º de setembro de 1939, a família mais uma vez tentou escapar dos alemães, mas os eventos da Guerra impediram sua fuga. Eles se uniram a outros refugiados e juntos seguiram para a cidade polonesa de Kielce.

1940 a 1945: A família permaneceu em Kielce, onde a comunidade judaica local ajudou a prover assistência a Thomas e a outros na mesma situação. Em 1940, as autoridades alemãs forçaram os judeus de Kielce a se mudar para um gueto. Em agosto de 1942, Thomas e seus pais sobreviveram à destruição do gueto de Kielce, durante a qual as autoridades alemãs deportaram vinte mil judeus para o centro de extermínio de Treblinka. A família foi então aprisionada em um campo de trabalho escravo em Kielce. Em agosto de 1944, Thomas e seus pais foram enviados para Auschwitz. Normalmente, crianças judias da idade de Thomas eram eliminadas nas câmaras de gás logo após sua chegada aos campos. No entanto, como não houve uma seleção quando o transporte do campo de trabalho de Kielce chegou a Auschwitz, ele conseguiu sobreviver. Sua mãe foi enviada para a seção feminina do campo, enquanto Thomas e seu pai permaneceram juntos, inicialmente, no campo masculino. Logo depois, eles também foram separados. Em janeiro de 1945, Thomas foi levado de Auschwitz em uma marcha da morte. Ele foi transportado por trem para o campo de concentração de Sachsenhausen, de onde foi libertado em abril de 1945.

O pai de Thomas não conseguiu sobreviver. Após a Guerra, Thomas se reencontrou com sua mãe e, posteriormente, emigrou para os Estados Unidos, onde  conseguiu ingressar em uma faculdade de Direito. Com o tempo, Thomas tornou-se um renomado advogado internacional de Direitos Humanos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.