Yves Oppert

Yves Oppert

Data de Nascimento: 25 de maio de 1909

Paris, França

A mãe de Yves morreu quando ele tinha 7 anos, e ele foi criado na casa do seu avô, o rabino chefe da comunidade judaica asquenazi de Paris. Yves tornou-se um bem sucedido homem de negócios, e era dono de uma rede de lojas de departamentos. Era um ávido alpinista, gostava de jogar tênis, e de corridas de carro e motocicleta. Quando jovem, Yves cumpriu o serviço militar na Corporação Alpina Francesa.

1933-39: Em 1934, Yves casou-se com Paulette Weill, e eles tiveram duas filhas, Nadine em 1935 e Francelyn em 1939. Em 1938, quando a Guerra ameaçava estourar devido à crise da Tchecoslováquia, ele foi convocado pelo Exército Francês e serviu por cinco meses como tenente. Yves foi novamente recrutado em setembro de 1939, quando a França declarou guerra à Alemanha.

1940-44: Yves foi capturado na própria França, durante a invasão alemã. Ele conseguiu escapar, mas permaneceu em sua pátria para lutar contra o inimig. Usando o estoque da sua loja em Saint-Etienne, organizou uma central de distribuição na área francesa não ocupada pelos alemães, em Vichy, de onde distribuia comida, cobertores, barracas, e roupas para a Free French Resistance, a Resistência Francesa Livre. Ele ajudou a esconder crianças judias em conventos e fazendas, além de dar esconderijo a páraquedistas canadenses enorte-americanos. Yves liderou a resistência em Savoy. Logo após a chegada dos Aliados à França, em 1944, ele foi capturado pelos alemães.

Torturado e assassinado, Yves morreu em Etercy, no dia 24 de Junho de 1944, aos 35 anos de idade. Yves foi condecorado póstumamente com a Medalha Militar, com a Legião de Honra, e com a Cruz de Guerra da França.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.