Shony nasceu no seio de uma família com pais judeus muito religiosos em uma pequena cidade da Transilvânia, uma região da Romênia. Aos cinco anos de idade, ele começou a aprender violino. Em 1940, sua cidade foi ocupada pela Hungria e, em 1944, pela Alemanha. Em maio de 1944, ele foi deportado para o campo de Auschwitz, na Polônia, de onde foi transferido para o sistema de campos de Natzweiler, na França, e posteriormente para Dachau, na Alemanha, local onde foi libertado pelas tropas dos EUA em abril de 1945. Em 1950, ele imigrou para os Estados Unidos onde tornou-se compositor e violinista profissional.
Um preso estava desaparecido. Após várias recontagens, ainda faltava um prisioneiro. Então os kapos foram ao barracão [onde dormíamos] para ver... ou, ou para procurar por ele. E encontraram o homem desaparecido dormindo num canto. [Era o] Meu pai. Eles o arrastaram pelo colarinho, até o guarda das SS. Estávamos em fevereiro, estava muito frio, nevando e havia gelo no chão. E, o guarda das SS virou-se para o grupo, para nós, e disse: “Pelo que sei, este cão judeu tem dois filhos aqui. Quero que se manifestem e se aproximem dele; que testemunhem a punição dele”. Tivemos que nos mostrar. Então, ficamos parados perto dele; e o guarda se voltou para o restante deles. Ele disse: “Este cão judeu sujo impediu a Alemanha de vencer por 10 minutos, porque foi o tempo que levou para encontrá-lo”. Em seguida, ele deu um chute rápido no meu pai, o que sinalizou aos Kapos que deviam iniciar a punição. Eles correram em direção a ele e começaram a chutá-lo e a espancá-lo de todos os lados. Açoitaram ele. Nós caímos de joelhos. E nós nos viramos para o guarda das SS e dissemos: “Por favor, pare. Bata em nós. Por favor, não faça isto.”A... a surra foi ainda mais severa. Então, lentamente, comecei a recitar o... o Vigésimo Segundo Salmo. Acho que é o vigésimo segundo. “Eli, Eli, lama azavtanu?”—“Ó Deus, meu Deus, por que nos abandonaste?” Eles bateram nele até que ele desmaiou, meu pai, e ele ficou em silêncio, exceto por seus lábios que se moviam, tentando dizer algo. E eu notei... Cheguei mais perto e notei que ele estava recitando a declaração de fé do povo judeu, o Sh'ma. O Sh'ma: “Sh'ma Yisrael, Adonai elohenu, Adonai echad”—“Escuta, ó Israel, o Senhor nosso Deus, o Senhor é Único.” Depois, ele ficou muito silencioso.
We would like to thank Crown Family Philanthropies, Abe and Ida Cooper Foundation, the Claims Conference, EVZ, and BMF for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of donor acknowledgement.