Bella Jakubowicz

Bella Jakubowicz

Data de Nascimento: 18 de setembro de 1926

Sosnowiec, Polônia

Bella era a mais velha dos quatro filhos nascidos no seio de uma família judia na pequena cidade de Sosnowiec, na Silésia polonesa. Seu pai era dono de uma malharia bem sucedida. Em 1938, aos 12 anos de idade, Bella começou a frequentar uma escola de segundo grau particular.

1933-39: Quando minha família retornou das férias, no final de agosto de 1939, havia rumores de guerra. Minha mãe tentou armazenar comida, mas os suprimentos dos armazéns já haviam se esgotado. Os alemães tomaram Sosnowiec no dia 4 de setembro, e duas semanas depois prenderam todos os homens judeus na cidade. Na época, meu pai tinha 39 anos de idade. Ele voltou cerca de uma semana depois. Papai jamais nos contou o que aconteceu mas, ao retornar, seu cabelo castanho avermelhado estava grisalho.

1940-44: Em agosto de 1942, todos os judeus receberam a ordem de comparecer ao estádio de Sosnowiec. Visto que meu pai trabalhava em uma malharia considerada pelos nazista como importante para seu esforço da guerra, ele foi dispensado, mas sua família não. Após permanecermos o dia todo no estádio, os alemães nos levaram a um prédio nas proximidades. Papai pagou a um membro de uma milícia para nos ajudar a escapar. Naquela noite, o homem nos encontrou e nos conduziu ao telhado, de onde saltamos para o prédio contíguo e descemos rastejando pela chaminé. Apavorados, no dia seguinte voltamos furtivamente para casa, um por um.

Em 1943, Bella foi deportada para um campo de trabalhos escravo [Graeben] na Alemanha e mais tarde, em 1944, para o campo de concentração de Bergen-Belsen. Ela foi libertada [de Bergen-Belsen] pelas tropas britânicas em abril de 1945, e emigrou para os EUA em 1946.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.