Emanuel (Manny) Mandel
Data de Nascimento: 8 de maio de 1936
Riga, Letônia
Manny nasceu no seio de uma família judia religiosa, na cidade portuária de Riga, Letônia. Logo após seu nascimento, seu pai foi convidado para ser um dos quatro grandes precentores (cantores principais) da sinagoga da rua Rombach, em Budapeste, e assim a família retornou à Hungria. Durante o período entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, Budapeste foi um importante centro judaico na Europa.
1933-39: Meu pai não me deixava ter uma bicicleta, pois ele pensava que alguém poderia tirá-la de mim por eu ser judeu. Após a aprovação das leis anti-semitas em 1938, os judeus foram intensamente perseguidos na Hungria. Meu pai me acompanhava até a escola para ter certeza de que eu chegaria em segurança. Minha escola ficava a apenas alguns quarteirões de distância da minha casa, mas ele tinha medo que alguém viesse por trás e me empurrasse para o meio dos carros. Ele disse que coisas asim já haviam acontecido [com outros judeus].
1940-44: Eu já tinha idade suficiente para andar sozinho pelo bairro onde vivíamos quando os alemães chegaram em Budapeste, em março de 1944. Minha mãe me disse que nós seríamos deportados. Eu não tinha certeza sobre o que aquilo queria dizer, apenas sabia que estávamos partindo. Parecia uma aventura, mas minha mãe disse que era sério. Fomos parte de um grupo de judeus que os alemães estavam trocando por caminhões. Partimos em trens. À noite, dormíamos do lado de fora, em barracas. Chegamos ao campo de Bergen-Belsen. Lá era lamacento e meus sapatos ficaram em frangalhos. Aquilo me impedia de correr, a única "diversão" que tínhamos.
Após a Guerra, Manny foi para a Suíça com sua mãe, onde permaneceram por alguns meses antes de emigrarem para a área do Mandato Britânico conhecida pelo nome romano de Palestina, em 1945. Em 1949, ele mudou-se para os Estados Unidos.