Feiga Kisielnicki

Feiga Kisielnicki

Data de Nascimento: 1888

Kaluszyn, Polônia.

Feiga vivia com o marido Welwel e e três filhos na pequena cidade de Kaluszyn, cuja população era predominantemente judaica, situada a cerca de 56 km a leste de Varsóvia. Os Kisielnickis eram religiosos e em casa utilizavam o idioma ídiche. Feiga era dona-de-casa, e seu marido era um comerciante que freqüentemente viajava a negócios, a cavalo ou em uma carroça, para Varsóvia.

1933-39: A Alemanha invadiu a Polônia recentemente, e há alguns dias os alemães enfrentaram as tropas polonesas em uma batalha bem aqui em Kaluszyn. Metade da cidade, incluindo nossa casa, foi atingida pelos bombardeios. Tivemos então que sair de lá e fomos viver na mesma vizinhança que Mojsze, um primo de Welwel, nos arrabaldes da cidade. Agora as tropas alemãs controlam Kaluszyn, e os nazistas estão “reassentando” lá centenas de judeus de outras cidades. Muitas famílias são obrigadas a dividir uma única casa.

1940-44: As condições em Kaluszyn continuam a piorar. Aqui no gueto, que os nazistas recentemente emparedado peelos nazistas, as pessoas estão morrendo de fome. É difícil manter nossas casas superlotadas livres da ameaça mortal do piolho que hospeda o tifo. Meu filho mais velho, Israel Yitzac, de 21 anos, está com febre e doente. Estou preocupada com ele, ele está muito fraco por causa da fome, e quase não há medicamentos. Eu cuido dele o melhor que posso.

O filho de Feiga morreu em consequência do tifo. No fim de 1942 os nazistas destruíram Kaluszyn, enviando a maioria da população daquele gueto para o campo de extermínio de Treblinka. Feiga foi morta aos 54 anos.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.