Fritz Alexander Rosenberg

Fritz Alexander Rosenberg

Data de Nascimento: 18 de fevereiro de 1881

Goettingen, Alemanha

Fritz era um dos três filhos de uma família judia na cidade universitária de Goettingen, Alemanha, onde os Rosenberg haviam vivido desde o século 17. Seu pai era dono de uma fábrica de confecção de tecidos de linho, e Fritz trabalhava como vendedor na mesma. Posteriormente herdou, juntamente com seus irmãos, os negócios do pai. Em 1913 Fritz casou-se com Else Herz, e no início da década de 20 tiveram dois filhos e uma filha.

1933-39: Em 1933 os nazistas subiram ao poder na Alemanha, e um ano depois a fábrica dos Rosenberg foi desapropriada. Um dia, três soldados foram à casa da família, e um oficial colocou sua arma em cima da mesa dizendo que se a família não saísse de lá em uma semana, eles e seus pertences seriam jogados pela janela. Em menos de um mês a família mudou-se para Hamburgo onde, apoiada pelo tio de Fritz, permaneceu em até a guerra eclodir, no outono de 1939.

1940-43: Em novembro de 1941, Fritz e sua família foram deportados para o gueto de Minsk, na URSS, juntamente com outros 1.000 judeus de Hamburgo. Assim que desembarcaram foram cercados pelos guardas das SS e levados até um prédio de tijolos vermelhos, e naquele trajeto viram cadáveres espalhados pelo chão. Antes que fossem colocados dentro do alojamento foram obrigados a remover os corpos caídos no chão e lavar as paredes cobertas de sangue. Os pratos de comida sobre a mesa ainda continham comida. Os demais prisioneiros disseram a eles que milhares de judeus soviéticos haviam sido assassinados para dar espaço para os recém chegados.

O gueto de Minsk foi destruído em outubro de 1943, e nunca mais se teve notícias de Fritz. Seu filho Heinz foi deportado em setembro e foi o único daquela família a sobreviver à Guerra.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.