Hela Los

Hela Los

Data de Nascimento: 26 de junho de 1923

Varsóvia, Polônia

Hela, uma dentre os nove filhos de uma família judaica, cresceu em Varsóvia, capital da Polônia. Seu pai era dono de um antiquário, que vendia objetos de arte e mobiliário, situado na rua Marszalkowska. Todos os anos, desde o início das ferias de verão até as Grandes Festas judaicas [entre o início do ano novo judaico, Rosh Hoshanah e o Dia do Perdão, Yom Kipur] no outono, a família ia de trem para a cidade de Miedzeszyn, a uma curta distância de Varsóvia, onde passava as ferias.

1933-39: Nós ainda estávamos em nossa casa de férias quando os alemães invadiram Varsóvia, no dia 28 de setembro de 1939. Tão logo foi possível, retornamos a Varsóvia a pé, apenas para nos deparar com nossa casa parcialmente destruída. Naquele inverno, os alemães confiscaram as empresas de propriedade de judeus, e então meu pai registrou sua propriedade em nome de nosso afinador de piano, um cristão, o qual nos trazia o dinheiro das vendas da loja.

1940-45: Em 1941, os alemães confinaram os judeus de Varsóvia em um gueto. Eu fui obrigada a costurar uniformes nazistas na fábrica de Többens and Schultz [conglomerado têxtil nazista que fazia uniformes para os alemães], mas sete de meus irmãos e irmãs não tiveram sorte e foram deportados [para a morte] como “trabalhadores não-qualificados”. Em 1943, após tomar conhecimento de que uma revolta estava sendo planejada, meus pais, meu irmão e eu nos escondemos em nosso telhado e ficamos aguardando os acontecimentos. Os alemães jogaram granadas nos subsolos dos abrigos feitos pelos judeus; em poucos dias, o fogo começou a ameaçar o local onde nos escondíamos. Minha família conseguiu escapar a tempo, mas outros não tiveram a mesma sorte – eles tiveram que se jogar dos telhados e muitos quebraram suas pernas.

Após alguns dias, Hela e o que sobrou de sua família, foram deportados para os campos de trabalho escravo. Em 1945, libertada de Bergen-Belsen, Hela, sua mãe e seu irmão seguiram para a área do Mandato Britânico [denominada Palestina pelos romanos no século 1 da E.C.].

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.