Ilona Karfunkel Kalman

Ilona Karfunkel Kalman

Data de Nascimento: 12 de maio de 1906

Erdobenye, Hungria

Ilona era uma de quatro filhos de um casal judeu religioso que vivia na aldeia de Erdobenye, nas regiões montanhosas do nordeste da Hungria. Atrás da casa dos Karfunkel, na periferia da cidadezinha, havia um grande quintal com um pomar. Os pais de Ilona tinham uma pequena vinha* e um mercadinho. Ilona casou-se com Ferenc Kalman, e o casal mudou-se para Hatvan, a 57 quilômetros a nordeste de Budapeste.

1933-39: Ferenc e eu sempre nos consideramos húngaros que por acaso são judeus, e sempre fomos respeitados em Hatvan. Nos últimos meses, no entanto, o poder dos anti-semitas de direita aumentou e o clima na região foi mudando aos poucos. Algumas colegas da escola de nossa filha Judith começaram a insultá-la, e ela começou a perceber que muitas pessoas nos veem primeiro como judeus e depois como húngaros.

1940-44: Depois que as tropas alemãs entraram na Hungria, algumas semanas atrás, Ferenc foi levado para o trabalho escravo. Agora, Judith e eu recebemos uma ordem nos mudarmos para a fábrica de açúcar em Hatvan, para onde todos os judeus da área estão sendo levados. A polícia da Hungria permitiu que levássemos apenas 50 quilos de bagagem para o gueto. Judith é durona: ela se recusou a deixar qualquer uma de nossas coisas boas para outra pessoa [que não gostasse de judeus] e, apesar dos meus apelos, ela quebrou nosso lindo jogo de louças da Tchecoslováquia, o quale ainda não havíamos usado.

Em junho de 1944, Ilona, com 38 anos de idade, e sua filha foram deportadas para Auschwitz. Judith foi selecionada para o trabalho escravo, e Ilona foi morta nas câmaras de gás assim que chegou.

Vinha = Terreno plantado com videiras, as quais produzem uvas. Vinhedo significa um conjunto de vinhas.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.