Magdalena Kusserow

Magdalena Kusserow

Data de Nascimento: January 23, 1924

Bochum, Alemanha

Uma de onze filhos, Magdalena foi criada como Testemunha de Jeová. Quando tinha 7 anos, sua família mudou-se para a pequena cidade de Bad Lippspringe. Seu pai era funcionário aposentado dos correios e sua mãe professora. A casa da família era chamada de "A Era Dourada" por ser a sede da congregação local das Testemunhas de Jeová. Aos 8 anos, Magdalena sabia vários versos da Bíblia de cor.

1933-39: Éramos fiéis a Jeová e, por isso os nazistas nos marcaram como inimigos. Aos 12 anos, comecei a fazer trabalho missionário com meus pais e minha irmã. Padres católicos nos denunciaram. Papai foi preso por realizar encontros para estudo da Bíblia em nossa casa. Até mamãe foi presa. A Gestapo revistou nossa casa várias vezes, mas eu e minhas irmãs conseguíamos esconder a literatura religiosa. Em 1939, a polícia levou meus três irmãos mais novos para "reeducá-los" em lares adotivos nazistas.

1940-44: Eu fui presa em abril de 1941 e fiquei detida em prisões juvenis da região até completar 18 anos. Disseram que eu poderia ir para casa se assinasse uma declaração renunciando à minha fé. Recusei-me e fui então deportada para o campo de concentração de Ravensbrück. Depois de uma viagem assustadora, junto a prostitutas e criminosos comuns, fui designada para fazer trabalhos de jardinagem e cuidar dos filhos das mulheres das SS. Dentro de um ano, minha mãe e minha irmã Hildegard também chegaram presas a Ravensbrück. Com a ajuda de Deus, nós Testemunhas de Jeová permanecemos juntas.

Durante uma marcha da morte que saiu de Ravensbrück, em abril de 1945, Magdalena, sua irmã e sua mãe foram libertadas. Quando a Guerra terminou, elas retornaram a Bad Lippspringe.