Magdalena Kusserow

Magdalena Kusserow

Data de Nascimento: 23 de janeiro de 1924

Bochum, Alemanha

Uma de onze filhos, Magdalena foi criada como Testemunha de Jeová. Quando tinha 7 anos, sua família mudou-se para a pequena cidade de Bad Lippspringe. Seu pai era funcionário aposentado dos correios e sua mãe professora. A casa da família era chamada de "A Era Dourada" por ser a sede da congregação local das Testemunhas de Jeová. Aos 8 anos, Magdalena sabia vários versos da Bíblia de cor.

1933-39: Éramos fiéis a Jeová e, por isso os nazistas nos marcaram como inimigos. Aos 12 anos, comecei a fazer trabalho missionário com meus pais e minha irmã. Padres católicos nos denunciaram. Papai foi preso por realizar encontros para estudo da Bíblia em nossa casa. Até mamãe foi presa. A Gestapo revistou nossa casa várias vezes, mas eu e minhas irmãs conseguíamos esconder a literatura religiosa. Em 1939, a polícia levou meus três irmãos mais novos para "reeducá-los" em lares adotivos nazistas.

1940-44: Eu fui presa em abril de 1941 e fiquei detida em prisões juvenis da região até completar 18 anos. Disseram que eu poderia ir para casa se assinasse uma declaração renunciando à minha fé. Recusei-me e fui então deportada para o campo de concentração de Ravensbrück. Depois de uma viagem assustadora, junto a prostitutas e criminosos comuns, fui designada para fazer trabalhos de jardinagem e cuidar dos filhos das mulheres das SS. Dentro de um ano, minha mãe e minha irmã Hildegard também chegaram presas a Ravensbrück. Com a ajuda de Deus, nós Testemunhas de Jeová permanecemos juntas.

Durante uma marcha da morte que saiu de Ravensbrück, em abril de 1945, Magdalena, sua irmã e sua mãe foram libertadas. Quando a Guerra terminou, elas retornaram a Bad Lippspringe.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.