Maria Sava Moise

Maria Sava Moise

Data de Nascimento: June 1, 1925

Iasi, Romênia

Maria era uma dos quatro filhos de um casal de ciganos pobres que vivia na capital da Moldávia [Iasi] no leste da Romênia. A família vivia em um bairro de população mista, onde viviam romenos e ciganos. Maria cresceu em uma casa com um pequeno quintal onde a família criava um porco e algumas galinhas. Seu pai ganhava a vida como cantor e como trabalhador braçal em algumas das inúmeras vinícolas espalhadas pela zona rural da Moldávia.

1933-39: Meus pais não tinham condições financeiras para me enviar à escola. Para ajudar na renda familiar, minha irmã, meu irmão mais velho e eu ajudávamos nossa mãe a colher uvas em uma vinícola local. O trabalho era sazonal e nós éramos contratados por períodos de uma semana de cada vez. Trabalhávamos duro e por longas horas, das cinco da manhã até a noite.

1940-44: Quando fiz 16 anos, meu pai foi convocado pelos romenos a lutar contra a União Soviética. No ano seguinte, os ciganos de Iasis foram aprisionados pela polícia romena e mandados para o leste, em um vagão para transporte de gado. Ao desembarcarmos na Transnístria, tivemos que marchar até uma fazenda, onde fomos deixados [quase sem alimentos] em campos abertos para que morêssemos lentamente. Foi por isto que minha irmã morreu. Meu marido, Stefan, conseguiu fugir. Por coincidência, a unidade do meu pai se encontrava na vizinhança e, na véspera do ano novo de 1943, ele nos fez voltar clandestinamente à Romênia em um trem de transporte de tropas.

Maria passou o restante da guerra em Iasi. Após o fim da Guerra, ela e seu marido se reencontraram e se reestabeleceram em Iasi.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.