Maria Sava Moise
Data de Nascimento: 1 de junho de 1925
Iasi, Romênia
Maria era uma dos quatro filhos de um casal de ciganos pobres que vivia na capital da Moldávia [Iasi] no leste da Romênia. A família vivia em um bairro de população mista, onde viviam romenos e ciganos. Maria cresceu em uma casa com um pequeno quintal onde a família criava um porco e algumas galinhas. Seu pai ganhava a vida como cantor e como trabalhador braçal em algumas das inúmeras vinícolas espalhadas pela zona rural da Moldávia.
1933-39: Meus pais não tinham condições financeiras para me enviar à escola. Para ajudar na renda familiar, minha irmã, meu irmão mais velho e eu ajudávamos nossa mãe a colher uvas em uma vinícola local. O trabalho era sazonal e nós éramos contratados por períodos de uma semana de cada vez. Trabalhávamos duro e por longas horas, das cinco da manhã até a noite.
1940-44: Quando fiz 16 anos, meu pai foi convocado pelos romenos a lutar contra a União Soviética. No ano seguinte, os ciganos de Iasis foram aprisionados pela polícia romena e mandados para o leste, em um vagão para transporte de gado. Ao desembarcarmos na Transnístria, tivemos que marchar até uma fazenda, onde fomos deixados [quase sem alimentos] em campos abertos para que morêssemos lentamente. Foi por isto que minha irmã morreu. Meu marido, Stefan, conseguiu fugir. Por coincidência, a unidade do meu pai se encontrava na vizinhança e, na véspera do ano novo de 1943, ele nos fez voltar clandestinamente à Romênia em um trem de transporte de tropas.
Maria passou o restante da guerra em Iasi. Após o fim da Guerra, ela e seu marido se reencontraram e se reestabeleceram em Iasi.