Stefan Moise

Stefan Moise

Data de Nascimento: January 30, 1923

Iasi, Romênia

Stefan nasceu no seio de uma família cigana que vivia na capital da Moldávia [Iasi], no leste da Romênia. Eles moravam em um bairro onde moravam tanto ciganos quanto romenos. O pai de Stefan ganhava a vida tocando violino nos restaurantes locais. Quando criança, Stefan aprendeu a tocar violino e frequentemente fazia o acompanhamento musical do pai.

1933-39: Quando me tornei adolescente, com idade suficiente para buscar novos rumos, deixei meu pai e me juntei a um rapaz que tocava em restaurantes. Nós nos apresentamos por toda a Moldávia, mas a deflagração da Guerra em 1939 foi terrível para os negócios e muitos restaurantes fecharam as portas. Assim, sem trabalho no meio musical, tive que recorrer ao trabalho agrícola como meio de subsistir.

1940-44: Em 1942, os ciganos de Iasi foram aprisionados pela polícia romena e enviados rumo ao leste [para os campos de concentração nazistas] em vagões de transporte de gado. Ao desembarcarmos na Transnístria, fomos escoltados até campos abertos e lá deixados para morrer lentamente devido às rações precárias que nos deram. Incentivado por minha esposa, consegui fugir e, é claro, levei meu violino comigo. Peguei carona em um trem que ia rumo a Odessa e consegui trabalho tocando em um hotel, mas o tempo todo eu não parava de me sentir culpado por ter deixado minha esposa e minha irmã para trás. Em 1944, fui preso e forçado a servir no exército romeno.

Após o fim da Guerra, Stefan reencontrou sua esposa em Iasi. Ele trabalhou como músico até se aposentar, em 1983.

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.