Testemunho

Preben Munch-Nielsen descreve as precauções tomadas durante as travessias de barco que levavam os judeus para a Suécia

Preben nasceu no seio de uma família protestante em Snekkersten, uma pequena vila pesqueira dinamarquesa. Em 1940 os alemães invadiram a Dinamarca. Preben tornou-se mensageiro da resistência. Quando, em outubro de 1943, a Gestapo (Polícia Secreta Alemã) começou a caçar os judeus na Dinamarca, Preben ajudou a escondê-los em casas próximas ao litoral e os conduzia até os barcos que os levavam até a Suécia. O próprio Preben teve que se refugiar na Suécia, em novembro de 1943. Ele retornou à Dinamarca em maio de 1945..

Transcrição

Quando os levávamos para o litoral onde o barco estava esperando, nós sabíamos exatamente quando o barco estaria lá. Nós tínhamos um pouco de...o barco, normalmente, ficava ancorado na Suécia e, então, a gente o esperava ali, todos os dias, naquele lugar e naquela hora. E então, o barco aportava e nós podíamos embarcar os passageiros. Mas era bastante seguro porque nós fazíamos todo o possível para proteger o trajeto das casas até a praia. [O entrevistador pergunta a Preben: "O que você quer dizer com 'proteger'?"] --Que eles não fossem capturados. Que nós pudéssemos ver que não tinha ninguém, que pudesse ameaçá-los no caminho. Além disso, eles tinham que agir de modo especial--bem silencioso. Às vezes tínhamos problemas com as crianças, mas nós tínhamos o nosso Dr.Gasfelds. Ele aplicava uma injeção [calmante] nelas, nas crianças. Mas ele tinha muito medo, às vezes ele dizia: "Eu não conheço este paciente. O quanto [qual a dose que] eu posso [aplicar]...eu posso fazer?" Mas nada de ruim aconteceu. Todos eles chegavam a salvo e nós nunca perdemos um passageiro.


Tags


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Está página também está disponível em

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.