Testemunho

William (Bill) Lowenberg descreve a primeira noite da invasão alemã à Polônia

Em setembro de 1939, pouco após a Alemanha haver invadido a Polônia, a família de William foi presa em um gueto e seu irmão foi mandado para um campo de trabalho escravo. William subornou funcionários para que liberassem seu irmão de um hospital cujos pacientes deveriam ser levados para serem mortos em Auschwitz. Posteriormente, depois de escapar de um campo- prisão para cuidar do seu irmão, William foi re-aprisionado. Ele foi enviado para Blechhammer, Gleiwitz (onde conheceu sua futura esposa), e de lá para outros campos. William desmaiou durante uma marcha da morte próxima à fronteira austríaca, mas foi libertado. Seus pais e seu irmão morreram.

Transcrição

As coisas começaram a mudar logo na primeira noite. Houve apagões em toda a cidade e eles [nazistas] estabeleceram o toque de recolher. Depois que ficava escuro ninguém podia sair de casa. A primeira noite da que tenho uma péssima recordação foi quando um dos nossos vizinhos, um rapaz, tentou atravessar a rua. Ele não sabia que ao atravessar a rua estaria violando o toque de recolher dos alemães. Um soldado alemão gritou "Pare", mas ele assustado continuou a correr e foi metralhado, por todo o corpo, e caiu bem na frente à nossa casa. Então os alemães começaram a gritar "'Raus" [Saiam], e todos os homens da rua saíram para ajudar a carregar o corpo, e eu tive que ajudar, com outras quatro pessoas. Devido à maneira como ele foi metralhado, ele estava completamente estraçalhado, dividido em duas partes. Quando voltei para casa, eu estava completamente coberto de sangue e lembro que, quando eu entrei, minha mãe me viu naquele estado. Era uma coisa terrível de se ver pela pela primeira vez. Eu estava totalmente coberto de sangue e ainda me lembro dos gritos, do medo e da expressão da minha mãe quando ela me viu daquele jeito. Aquela foi a primeira noite, a primeira expressão do que aquilo era. Nós não sabíamos o que estava por vir e aquela primeira noite foi absolutamente terrível.


  • US Holocaust Memorial Museum Collection
Ver detalhes arquivísticos

Dividir

Thank you for supporting our work

We would like to thank The Crown and Goodman Family and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.