Gad Beck
Data de Nascimento: 30 de junho de 1923
Berlim, Alemanha
Gad cresceu em Berlim. Seu pai era um imigrante judeu austríaco e sua mãe havia se convertido ao judaísmo. Os Beck viviam em uma região pobre de Berlim, povoada principalmente por imigrantes judeus oriundos do leste da Europa. Quando Gad e sua irmã gêmea, Miriam, tinham 5 anos os Beck mudaram-se para o distrito de Weissensee, em Berlim, onde Gad iniciou a escola primária.
1933-39: Eu tinha apenas 10 anos quando os nazistas subiram ao poder. Como era um dos poucos alunos judeus da minha escola, rapidamente tornei-me alvo de constantes comentários anti-semitas: "Posso sentar em outro lugar que não seja ao lado do Gad? Os pés desse judeu fedem muito", diziam. Em 1934 meus pais me matricularam em uma escola judaica, mas tive que parar de estudar quando tinha 12 anos porque eles não tinham mais como pagar as mensalidades, e eu comecei a trabalhar como assistente de uma loja.
1940-44: Como era filho de um casamento misto, Mischlinge, não fui deportado para o leste quando os judeus alemães o foram. Fiquei em Berlim onde participei ativamente da resistência, ajudando judeus a fugirem para Suíça. Como era homossexual, apelei para amigos e conhecidos não-judeus, homosexuais como eu, para ajudarem no fornecimento de comida e esconderijos aos perseguidos. No início de 1945 um espião judeu da Gestapo traiu a mim e a vários dos meus amigos da resistência, e fui internado em Berlim em um campo de trânsito para prisioneiros judeus.
Depois da Guerra, Gad ajudou a organizar a emigração dos sobreviventes judeus para a area do Mandato Britânico então chamada Palestina, para onde foi em 1947, retornando a Berlim em 1979.