Smiljka Ljoljic Visnjevac
Data de Nascimento: 1905
Mostar, Iugoslávia
Smiljka era uma das três filhas de um casal sérvio, cristãos ortodoxos, na cidade de Mostar, na Herzegovina, região central da Iugoslávia. A mãe de Smiljka morreu quando ela tinha apenas 3 anos, e as três meninas foram criadas pelo pai. Smiljka era uma criança linda e cheia de energia. Aos 17 anos ganhou o concurso de beleza Miss Makarska Riviera, e aceitou um convite para ir trabalhar como modelo na Alemanha.
1933-39: Em Berlim Smiljka teve uma carreira de sucesso. Com sua alta estatura, corpo esguio, bela estrutura facial, e olhos azuis-acinzentados de formato amendoado, ela era famosa por sua semelhança com Greta Garbo. Smiljka era antifascista e tão logo Hitler chegou ao poder ela deixou a Alemanha. Em setembro de 1939, quando começou a Segunda Grande Guerra na Europa, Smiljka morava na capital da Iugoslávia, Belgrado, com seu filho e seu marido, Tihomir Visnjevac.
1940-41: Como muitos em Belgrado, Smiljka era publicamente antifascista. Em 27 de março de 1941, um novo governo antifascista chegou ao poder na Yugoslávia e, em resposta, a Alemanha bombardeou de surpresa a capital, no Domingo de Ramos de 6 de abril de 1941. Seis dia mais tarde as tropas alemãs ocuparam a cidade. Os alemães conheciam as opiniões antifascistas de Smiljka, já expressas publicamente durante o tempo em que viveu na Alemanha de Weimar. Juntamente com o marido ela foi levada pela Gestapo e, por mais de duas semanas, ambos foram espancados e torturados.
Smiljka foi assassinada por um pelotão de fuzilamento no campo de concentração de Banjica no início de maio de 1941. Ela tinha 35 anos de idade.