Smiljka Ljoljic Visnjevac

Smiljka Ljoljic Visnjevac

Data de Nascimento: 1905

Mostar, Iugoslávia

Smiljka era uma das três filhas de um casal sérvio, cristãos ortodoxos, na cidade de Mostar, na Herzegovina, região central da Iugoslávia. A mãe de Smiljka morreu quando ela tinha apenas 3 anos, e as três meninas foram criadas pelo pai. Smiljka era uma criança linda e cheia de energia. Aos 17 anos ganhou o concurso de beleza Miss Makarska Riviera, e aceitou um convite para ir trabalhar como modelo na Alemanha.

1933-39: Em Berlim Smiljka teve uma carreira de sucesso. Com sua alta estatura, corpo esguio, bela estrutura facial, e olhos azuis-acinzentados de formato amendoado, ela era famosa por sua semelhança com Greta Garbo. Smiljka era antifascista e tão logo Hitler chegou ao poder ela deixou a Alemanha. Em setembro de 1939, quando começou a Segunda Grande Guerra na Europa, Smiljka morava na capital da Iugoslávia, Belgrado, com seu filho e seu marido, Tihomir Visnjevac.

1940-41: Como muitos em Belgrado, Smiljka era publicamente antifascista. Em 27 de março de 1941, um novo governo antifascista chegou ao poder na Yugoslávia e, em resposta, a Alemanha bombardeou de surpresa a capital, no Domingo de Ramos de 6 de abril de 1941. Seis dia mais tarde as tropas alemãs ocuparam a cidade. Os alemães conheciam as opiniões antifascistas de Smiljka, já expressas publicamente durante o tempo em que viveu na Alemanha de Weimar. Juntamente com o marido ela foi levada pela Gestapo e, por mais de duas semanas, ambos foram espancados e torturados.

Smiljka foi assassinada por um pelotão de fuzilamento no campo de concentração de Banjica no início de maio de 1941. Ela tinha 35 anos de idade.

Thank you for supporting our work

We would like to thank Crown Family Philanthropies and the Abe and Ida Cooper Foundation for supporting the ongoing work to create content and resources for the Holocaust Encyclopedia. View the list of all donors.